prevençao e combate a incendio por extintores
O extintor de incêndio é uma necessidade em qualquer casa ou estabelecimento comercial. Embora exista uma grande possibilidade dele ficar na parede durante anos acumulando poeira, também pode acabar salvando vidas. Este trabalho mostra exatamente o que fazem e como funcionam os extintores de incêndio. Também mostrar o que pode causar um o incêndio, o jeito certo de usar um extintor e que tipo funciona melhor em cada caso.
A eficiência no combate a incêndio está relacionada aos seguintes fundamentos:
- qualidade, quantidade e manutenção dos equipamentos;
- qualidade e quantidade do agente extintor;
- treinamento das pessoas.
A reflexão sobre as afirmações seguintes comprovam a importância do treinamento e da ação imediata para a extinção das chamas :
- “ É um erro pensar que sem treinamento, alguém por mais hábil que seja, por mais coragem que tenha, por maior valor que possua, seja capaz de atuar de forma eficiente no combate a um incêndio “
- “ Os primeiros 5 minutos são os mais importantes no combate ao incêndio. Deles dependem o êxito ou o fracasso da missão “
Os extintores são aparelhos que têm como objetivos:
• Armazenar os agentes extintores em uma determinada quantidade
• Facilitar a utilização desses agentes – alcance, penetração e distribuição
• Proteger o operador ao usá-los.
Devem ser utilizados na fase inicial do incêndio. São fabricados em vários tipos e tamanhos, podendo ser empregados para uma ou mais classes de incêndio.
Devem ser posicionados em locais seguros, onde sejam facilmente visíveis e alcançados, além de estarem permanentemente desobstruídos.
DESENVOLVIMENTO
■ HISTORIA DOS PRIMEIROS EXTINTORES DE INCENDIO
- Quem inventou o primeiro extintor de incêndio?
A resposta a esta questão depende do que se quer dizer com extintor de incêndio. O primeiro exemplo de algo reconhecível como um aparelho de combate de incêndio portátil pode ser encontrado à quase 200 anos atrás,