emile
Émile Durkheim
SUMÁRIO
Resumo 3
Introdução 4
Especialidade e método de estudo da Sociologia 5
Moral 6
Solidariedade 7
Suicídio 8
Conclusão 9
Referências 10
RESUMO
O sociólogo Émile Durkheim (1853-1917) é considerado herdeiro do positivismo de Comte, e a partir da afirmação “os fatos sociais devem ser tratados como coisas”, fornece assim uma definição do normal as sociedades. O normal seria aquilo que é desejável a todos os indivíduos, que nasce da consciência coletiva tornando-se uma entidade moral da sociedade.
Baseando-se em seus rigorosos métodos de pesquisa e com suas reflexões, Durkheim consolidou a sociologia como disciplina acadêmica. Com grande parte de sua produção voltada à discussões sobre o procedimento ideal ao estudo da sociologia tornou-se o primeiro professor universitário dessa disciplina. Ele escreveu sua obra em um período conturbado da Terceira Republica Francesa (1870-1940), com a ascensão da burguesia ao poder, esta época se caracterizou pela instabilidade política e pelos conflitos internos. Com a família e a igreja enfraquecida, ele acreditava ser necessário descobrir novas formas de solidariedade e de consenso da consciência coletiva para fortalecer os princípios morais.
INTRODUÇÂO
Emile Durkheim foi um grande pensador que contribuiu para que a sociologia se consolidasse como ciência empírica e para sua instauração no meio acadêmico, foi o primeiro professor dessa disciplina.
Vivendo numa Europa de contexto conturbado pela modernização, recebeu influências da Revolução Francesa e Revolução Industrial, além de autores com Comte e Saint-Simon. Ele