Prevalencia de lesoes em atletas de karate competitivo de 18 a 34 anos
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROJETO DE PESQUISA
PREVALÊNCIA DE LESÕES EM ATLETAS DE KARATE COMPETITIVO DE 18 A 35 ANOS.
ORIENTADOR: Hélio Vidrich Filho
PESQUISADORES:
Nilo Francisco de Oliveira Matano RA: 156721-8
Rodrigo Martin Oda RA: 156896-7
INTRODUÇÃO
O karate é uma das artes marciais orientais mais praticadas e populares no mundo nos dias atuais. Suas técnicas utilizam basicamente as mãos, os cotovelos, os pés e os joelhos como armas de ataque e defesa. A sua criação não possui uma datação precisa, pois no início não possuíam espaços específicos nem instrutores profissionais para sua prática. Ao longo de sua história a luta se desenvolveu de forma clandestina tendo em vista a proibição do uso de armas pelos poderes em vigor. Portanto, os treinos eram secretos uma vez que proibidos. Ademais, há poucos registros escritos sobre a história do início do karate, visto que os ensinamentos eram passados através da prática, na forma oral e não escrita.(MARTINS, KANASHIRO, 2010).
Através do intercâmbio com a China, o kenpo – Arte Marcial chinesa, também conhecida como boxe chinês – foi introduzido em Okinawa tendo suas técnicas mescladas com as já conhecidas pelos mestres okinawanos, dando origem a uma nova forma de luta, que mais tarde seria conhecida como karate. É importante ressaltar que durante certo período, por volta do século XVI, Okinawa era freqüentemente atacada e invadida por clãs que proibiam o porte e a utilização de armas no território okinawano, o que impulsionou o desenvolvimento de uma forma eficaz de combate sem a utilização de armas. (TAN, 2004)
As artes marciais que outrora estavam ligadas ao universo guerreiro e éticoreligioso de outras culturas, originando-se daí o emprego da expressão “Arte Marcial”, passaram no transcurso do tempo a ser consideradas práticas integrantes da cultura corporal com apelo esportivo.(MARTINS, KANASHIRO, 2010).
Dominar as habilidades motoras (técnicas) de karate e seu uso