Pressão
UBERABA-MG
2013
PRESSÃO OU TENSÃO MECÂNICA
Relatório apresentado ao Fernando Sivieri da Universidade de Uberaba, com o intuito de expandir conhecimentos na área de Física Geral e Experimental III.
UBERABA-MG
2013
Sumário
Introdução
Pressão
Consideremos uma força aplicada perpendicularmente a uma superfície com área A. Definimos a pressão (p) aplicada pela força sobre a área pela seguinte relação:
No SI, a unidade de pressão é o pascal (Pa) que corresponde a N/m2. A seguir apresenta outras unidades de pressão e suas relações com a unidade do SI: 1 dyn/cm2 (bária) = 0,1 Pa
1 kgf/cm2 = 1 Pa
1 atm = 1,1013x105 Pa
1 lb/pol2 = 6,9x103 Pa
O conceito de pressão nos permite entender muitos dos fenômenos físicos que nos rodeiam. Por exemplo, para cortar um pedaço de pão, utilizamos o lado afiado da faca (menor área), pois, para uma mesma força, quanto menor a área, maior a pressão produzida.
A pressão relativa define-se como a diferença entre a pressão absoluta e a pressão atmosférica. Os aparelhos destinados a medir a pressão relativa são o manômetro e também o piezômetro.
A pressão atmosférica mede-se com um barômetro, inventado por Torricelli.
Outras unidades:
• Atmosfera é a pressão correspondente a 0,760 m (760 mm) de Hg de densidade 13,5951 g/cm³ e numa aceleração da gravidade de 9,80665 m/s²
• Bária é a unidade de pressão no sistema c,g,s e vale uma dyn/cm²
• Bar é um múltiplo da Bária: 1 bar = 106 bárias
Objetivo
Avaliar a pressão exercida por uma coluna de água e óleo e a pressão exercida por um bloco sólido
Material Utilizado
Balança
Proveta
Paquímetro
Béquer
Materiais de consumo
Água
Óleo refinado de soja
Acrílico
Alumínio
Madeira
Ferro