pressão - mecatrônica
A medida de pressão é necessária numa infinidade de processos industriais, de distribuição de fluidos como líquidos e gases, além do próprio armazenamento. Como medir a pressão usando transdutores é algo que todo o profissional deve saber, principalmente levando em conta que qualquer deslize nessa tarefa pode incluir também problemas de segurança.
Sensores eletrônicos de pressão são de grande importância nos nossos dias, uma vez que eles podem fornecer sinais elétricos diretamente para circuitos de controle ou de monitoramento. O conhecimento do modo como esses sensores funcionam e do seu uso, portanto, são de grande importância. Será justamente esse o tema deste nosso trabalho em que iniciamos por definir algumas grandezas básicas que envolvem a medida da pressão.
Pressão é a grandeza dada pela intensidade da força aplicada sobre uma superfície, por unidade de área, ou seja:
P=F/A
A unidade de pressão no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o pascal, definido como 1 newton por metro quadrado ou 1 N/m2. No entanto, existem outras unidades que podem ser usadas em alguns casos, como libras por polegada quadrada (PSI), atmosferas (atm), bar, polegadas de mercúrio (in Hg) e milímetros de mercúrio (mm Hg).
A medida de pressão pode ser tanto estática como dinâmica. Quando não existe movimento do fluido cuja pressão está sendo medida, no interior de um reservatório, por exemplo, a medida da pressão é estática. Quando o fluido está em movimento, escapando de um reservatório, por exemplo, a medida é dinâmica. A figura 2 ilustra os dois casos
A medida de uma pressão também pode ser considerada como função do modo como ela é realizada. Assim, existem três tipos de medidas de pressão possíveis: absoluta, calibrada e diferencial. A pressão absoluta, conforme exibe a figura 3 é medida em relação ao vácuo como referência.
Também é denominada PAA (Pascals Absolute) ou PSIA (Pounds per Square Inch Absolute –
Libras por Polegada Quadrada