Pressao
DEFINIÇÃO: é a força exercida na unidade de área. P = F/A . É a variável mais medida, pois se relaciona com as outras variáveis ( temperatura , nível e vazão ).
TIPOS DE PRESSÃO:
- Absoluta, é a pressão medida acima do zero absoluto, ou do vácuo perfeito. Impossível de ser obtida. Considera-se também, a pressão relativa mais a pressão atmosférica.
- Manométrica ou Relativa, a pressão que tem como referência a pressão atmosférica. Se mede a partir da pressão atmosférica.
- Atmosférica, a pressão exercida pela atmosfera da terra.
- Vácuo, a pressão negativa. Pressão abaixo da pressão atmosférica. O máximo vácuo é idealmente igual a 760 mm Hg.
- Pressão Diferencial, é a diferença entre duas pressões. Se uma delas for a atmosférica, teremos pressão relativa ou manométrica.
- Pressão Estática, é a pressão exercida numa parede de tubulação, é também chamada pressão da linha. É também a pressão interna de vasos e tanques.
- Pressão Hidrostática, é a pressão abaixo da superfície de um líquido e é proporcional a altura da coluna líquida.
TIPOS DE MEDIDORES
- Coluna Líquida – é na prática um tubo em U com uma escala. Para baixissimas pressões.
- Bourdon C ; possue formato de “ C “ .
- Helicoidal; formato helicoidal ( aparência de mola ), e é para altíssimas pressões. Cerca de 6.000 Kg/cm2.
- Espiral; para vácuo e até 200 PSI.
- Fole; para vácuo e pressão até 30 PSI.
- Diafragma; vácuo e pressão até 5 PSI.
- Elétricos; célula de carga. O princípio de funcionamento é o piezoelétrico. Esses são cristais especiais, que tem a propriedade de gerar ou modificar um sinal elétrico, quando submetido a pressão mecânica. São chamados “ strain gage”. O circuito completo inclui a ponte de wheatstone, amplificação e indicação, registro ou controle.