Press O
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA
VASOS COMUNICANTES
AUTORES
Afonso Calasans e Marcos Henrique
Turma: 3126
Prof.: Jorge Antunes Mattos
Rio de Janeiro
Data : 09/0/2015
RESUMO
Este trabalho tem por finalidade realizar estudos da pressão num ponto de um líquido em equilíbrio.
I - INTRODUÇÃO Reconhecer e utilizar a pressão manométrica indicada em um ponto a uma profundidade h de um liquido em equilíbrio.
II – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A lei de Stevin está relacionada com verificações que podemos fazer sobre a pressão atmosférica e a pressão nos líquidos. Como sabemos, dos estudos no campo da hidrostática, quando consideramos um líquido qualquer que está em equilíbrio, temos grandezas importantes a observar, tais como: massa específica (densidade), aceleração gravitacional local (g) e altura da coluna de líquido (h).
III – METODOLOGIA
Utilizamos Material: - painel manométrico / - tampão / - escala submersível / - escala milimetrada acoplada ao painel / - seringa descartável com prolongador / 50 ml de água para por no manômetro / - 1 termômetro .
Após colocarmos a água no manômetro, cuidadosamente, para que não ocorram bolhas, com as duas extremidades do manômetro abertas.
Colocamos o tampão em uma das extremidades do manômetro.
Tiramos as posições atingidas pelas superfícies y e y' do liquido no manômetro Qual a pressão que atua nesse caso, sobre as superfícies y e y'? Expresse as medidas em milímetros
Montar a tabela:
Profundidade do liquido no copo (mm) hc(mm) hb(mm) delta h(mm) h1 = 10
49
33
16
h2 = 20
51
31
20
h3 = 30
55
28
27
h4 = 40
58
25
33
h5 = 50
62
23
39
Pressão manométrica = 9,8 x delta h = N/m²
IV – CONCLUSÕES
Na Primeira leitura com somente 10mm de profundidade de água no copo , obtivemos em " y " o valor de 49mm e 33mm em " y' ", tendo assim uma pressão manométrica de 1,568 N/m². Se houver o acréscimo de 5mm de água em "y" ou "hc", "y' " ou "hb" descerá