Press Release
Os press-releases possuem seus primeiros registros nos Estados Unidos da América pouco antes dos anos 1950. Naquele momento eles eram interpretados como um complemento e suporte de informações, uma especialidade de roteiro, enviado antes da realização de entrevistas coletivas e atos formais, para que dessa forma, facilitasse o trabalho dos repórteres e entrevistadores.
O capitalismo se desenvolveu e com o passar do tempo isso fez com que surgissem avanços no campo da tecnologia e estes conseguiram abrir caminhos para atingir comunicação de massa. O jornalismo e as relações públicas passaram então a se adaptar a esta nova realidade.
KOPPLIN E FERRARETTO (2001) definem press release como:
Material de divulgação produzido pela assessoria de imprensa e destinado aos veículos de comunicação. É escrito em linguagem e segundo critérios essencialmente jornalísticos, embora não tenha a pretensão de ser aproveitado na íntegra como texto pronto.
Press release, também conhecido como comunicado de imprensa ou apenas release é um texto declarativo escrito para a mídia/imprensa. Em seu conteúdo ele pode anunciar inúmeras formas de notícias, como eventos, promoções pessoais, promoções de produtos, premiações, inclusão de novos produtos e serviços no mercado, dentre outros.
É um texto com informações precisas e descritivas que consiga gerar o interesse na imprensa em estar divulgando tal matéria, assunto, empresa, produto ou pessoa. Nada mais é do que uma ferramenta utilizada na Assessoria de Imprensa
A característica fundamental de um press release é a veracidade das informações contidas no mesmo. “Sem credibilidade o press-release está comprometido com reflexos negativos com a imagem da organização” (CHINEM, 2003: 68).
O desenvolvimento de áreas especializadas dentro das organizações tornou popular a ferramenta release e a falta de profissionais atuando nessas pequenas redações tem dado o status de texto final e pronto para a veiculação em publicações de menores