edf Hist ria da Ed
História da Educação Física no Brasil
Nome: Eloisa Lorenzi da Silva Série: 1º Ano
Disciplina: Educação Física
Professor (a): Gilsiane
Maringá, Paraná
Maringá, 19 de fevereiro de 2015.
Introdução
A história da educação física relaciona-se com as que estudam o passado e o presente das atividades humanas e a sua evolução. O homem, condicionado a situações de ser pensante, desempenhou, em todas as etapas da vida, um papel importante na história, da educação física, a qual se propõe a investigar a origem e o desenvolvimento progressivo de suas atividades, físicas, através do tempo. A educação física evolui à medida que se processa a evolução cultural dos povos. Assim, a sua orientação no tempo e no espaço está em sintonia com os sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos vigentes nas sociedades humanas. A Educação Física do Brasil pode ser dividida historicamente em três períodos:
1ºBrasil Colônia
2ºBrasil Império
3ºBrasil República
Brasil Colônia
Os índios brasileiros que habitavam o Brasil no século XVI se entregavam de forma natural à prática de atividades físicas, não com a consciência dos seus benefícios para a saúde ou higiene, mas sim, por mera questão de sobrevivência. Caçavam, pescavam, lutavam, utilizavam arco e flecha, canoas, nadavam, mergulhavam, dançavam, corriam e algumas tribos faziam uso dos cavalos, todas estas atividades com muita agilidade. Os índios tinham a consciência que na luta pela existência era preciso ser forte para garantir a sobrevivência.
Ainda no século XVI, os escravos trazidos para o Brasil pelos portugueses em número considerável para trabalharem nas lavouras de cana-de-açúcar, nas minas, aos encargos domésticos dos senhores brancos, se fixaram no Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco e criaram nas senzalas a capoeira. Estes movimentos criados pelos negros serviam para sua autodefesa em relação aos capatazes. Os escravos que conseguiam escapar das senzalas se