PrEsp-BH – Programa de Reintegração Social de Egressos do Sistema Prisional de Belo Horizonte: avaliação do desempenho efetivo em inclusão produtiva.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE – UNI-BH
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PrEsp-BH – Programa de Reintegração Social de Egressos do
Sistema Prisional de Belo Horizonte: avaliação do desempenho efetivo em inclusão produtiva.
1
2
Daniel Aquino Santos;
Adriana Venuto – Orientadora.
RESUMO: O presente artigo objetiva avaliar o desempenho de políticas sociais, no que se refere à execução de programas de prevenção à criminalidade voltados para recuperação e reintegração social de egressos do sistema prisional, bem como seus impactos na reconstrução pessoal e social do cidadão. Esta avaliação possibilita verificar a efetividade de inserção e inclusão produtiva oferecida pelo programa, com relação às necessidades e expectativas de seus usuários. De caráter descritivo, este artigo permite refletir sobre o problema e discutir soluções mediante a obtenção de conhecimentos para aplicação em novas práticas sociais. Os instrumentos de monitoramento e avaliações permanentes da efetividade do PrEsp, propostos neste trabalho, possibilitaram a geração de informações públicas relevantes para fins de gerenciamento do programa, bem como descobrir resposta para questões em meio ao universo teórico das ciências, métodos e conceitos, através da reflexão e a discussão de novas idéias. Os resultados da pesquisa demonstram efetividade do objetivo específico em inclusão produtiva, devido ao aperfeiçoamento dos atributos adquiridos por meio das atividades oferecidas pelo programa, assim como pela mudança comportamental, elevação da potencialidade profissional e melhores condições de empregabilidade de seus beneficiários.
Palavras-chaves: Gerencialismo Público, Programas Sociais, Gestão Social.
1 - INTRODUÇÃO
Liberdade (2008) 3 “dias, meses ou anos atrás das grades”. Apesar disso, uma coisa é certa: nenhuma cadeia é para sempre. O que fazer quando a liberdade está prestes a ‘cantar’? Muitos apenados se indagam ao levantarem estas mesmas questões, a