Presentation1 1
640 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REICAMPUS CENTRO OESTE DONA LINDU
BACHARELADO EM BIOQUÍMICA
INSTRUTORIA DE BIOQUÍMICA CELULAR
Camila Amaro Caldeira
Divinópolis/MG
Outubro/2014
Complexo ciclina/CDK
- Ciclinas: conjunto de proteínas que ao se ligar a CDK, orienta o complexo a fazer determinada função.
Tipos diferentes e expressão de acordo com o momento. Ciclina S: complexo fosforila checkpoint G1/S, sinal para duplicação. Ciclina M : complexo fosforila checkpoint G2/M, sinal para divisão
- CDK: Quinases.
CONTROLE DO CICLO CELULAR
Aumento de ciclina S (sinal para duplicação).
- Molécula sinalizadora Receptor ligado a proteína G adenilato ciclase aumento do AMPC PKA fator de transcrição age no DNA aumento da transcrição da ciclina S ciclina S se liga a CDK formando um complexo esse complexo fosforila proteínas que estão bloqueando a forquilha de replicação, impedindo a duplicação essas proteínas fosforiladas se deslocam da forquilha forquilha livre é reconhecida pela maquinaria de duplicação duplicação inicia.
- OBS: O mecanismo de sinalização celular pode envolver molécula sinalizadora receptor ligado a proteína G PLCbeta
IP3 liberação de cálcio pelo retículo endoplasmático PKC fator de transcrição continua igual.
- Danos no DNA originam aumento de p53, que por sua vez origina aumento de p21.Esta inibe o complexo ciclina S/CDK até o dano ser reparado (diminuição de p21, complexo retorna a atividade). Se o erro for irreversível, p21 continua alto e a célula entra em apoptose.
Aumento de ciclina M (sinalização para divisão)
- Molécula sinalizadora receptor ligado a proteína G
PLCbeta IP3 liberação de cálcio pelo retículo endoplasmático PKC fator de transcrição age no DNA aumento da transcrição de ciclina M esta se liga a CDK, formando um complexo --> fosforila os filamentos de actina, filamentos intermediários e microtúbulos polimerização regulada divisão.
OBS : A diminuição do complexo