preparação e padronização de soluçções
3269 palavras
14 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPACURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
PROFESSORA DÉBORA FIGUEREDO
PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
WELLINGTON FREITAS GONÇALVES
Bagé, 30 de junho de 2014
1.Introdução
1.1. Solução
Uma solução é uma dispersão homogênea de duas ou mais substâncias, sendo o solvente constituinte em maior quantidade. Ele dá o estado físico da solução (sólido,líquido e gasoso) em que o soluto encontra-se dissolvido. O soluto é a substância ou são as substâncias presentes em menor porção que o solvente, se apresentando disperso nele.
O fenômeno da dissolução de um sólido é o resultado da interação de forças elétricas entre as moléculas do solvente com as unidades do soluto (ânions, cátions,moléculas ou átomos).
As soluções podem ser classificadas em:
Soluções saturadas: contêm uma quantidade de soluto dissolvido igual à solubilidade naquela temperatura ,ou seja, excesso de soluto formando corpo de fundo;
Soluções insaturadas: contêm uma quantidade de soluto inferior à solubilidade;
Soluções supersaturadas: contêm uma quantidade de soluto dissolvido maior que a solubilidade, mas sem precipitar.
Podemos estabelecer diferentes relações entre quantidades de soluto, solvente e solução. Tais relações são denominadas de concentrações. A mais utilizada é a que relaciona a quantidade de soluto (mol) com o volume da solução que geralmente é expresso em litros:
M=n/V
Sendo M: concentração molar, n: número de mols e V: volume (litros). Também é amplamente utilizada a fórmula que une concentração comum com a de quantidade de matéria assim tendo:
M=m/M1.V
M1: massa molecular, m: massa do soluto.
1.2. Padronização
A padronização de uma solução tem por finalidade determinar a concentração real de um soluto em uma solução. Conhecer a concentração real é importante quando a solução será utilizada para fins quantitativos, ou seja, ela será usada para análises quantitativas