Preparação psicológica, social e teórica do treinamento desportivo
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Instituto de Educação Física e Desportos
Preparação Psicológica, Social e Teórica do Treinamento Desportivo
Trabalho de graduação apresentado à disciplina Metodologia do Treinamento Desportivo II, dos alunos Leonardo Stelet Fernandes e Lidiane Pereira Cordeiro, ministrado pelo Flávio Chame.
Rio de Janeiro
Setembro/2011
Índice
1. Introdução 3
2. Preparação Teórica 5
3. Preparação Social 6
4. Entendendo os Atletas 8
5. Entendendo os Ambientes 17
6. Preparação Psicológica: Como Tudo Começou 20
7. Preparação Psicológica: Nos dias de hoje 25
8. Fases da Preparação Psicológica 27
9. Aplicação e Métodos 33
10. Conclusão 38
Referências 39
Anexo – Estudo Dirigido 41
Introdução
De acordo Coimbra (2008) Nos últimos anos o esporte tem sido considerado um dos maiores fenômenos sociais, pois está presente no cotidiano de todos, seja como atletas participantes, ou espectadores. Pode-se comprovar que o esporte é um dos maiores fenômenos sociais através da mídia, pois em jornais, revistas, sites, televisão, e outros meios de comunicação, encontramos sempre noticias envolvendo algum determinado desporto ou atleta.
Diversas são as modalidades esportivas que vêm ganhando cada vez mais atenção principalmente da mídia e de empresas interessadas em patrocinar atletas vitoriosos para que possa ter sua marca relacionada ao atleta. Como consequência, o esporte de alto rendimento vem se tornando cada vez mais profissionalizado e organizado, exigindo que os atletas se apresentem nas competições sempre exibindo a sua máxima performance e a quebra de seus limites relacionado ao desempenho do seu desporto.
Para se alcançar o objetivo de conseguir fazer que os atletas cada vez mais pudessem aumentar seu rendimento desportivo, o esporte contemporâneo passou a agregar