PREDICADO
Na gramática, o predicado é um dos termos essenciais da oração; é tudo aquilo que se diz ou o que se declara sobre o sujeito. É tudo aquilo que se informa sobre o sujeito e é estruturado em torno de um verbo. Ele sempre concorda em número e pessoa com o sujeito. Quando é um caso de oração sem sujeito, o verbo do predicado fica na forma impessoal, 3ª pessoa do singular. O núcleo do predicado pode ser um verbo significativo, um nome ou ambos. Por exemplo:
• Seu trabalho tem uma ligação muito forte com a psicanálise.
Há verbos que expressam ação (chamados de significativos). São eles:
• Verbo transitivo direto
• Verbo transitivo indireto
• Verbo transitivo direto e indireto
• Verbo intransitivo
Há verbos que expressam estado e que são chamados de verbos de ligação, que possuem as mesmas características para um predicado nominal.
Tipos de Predicado
O predicado pode ser subdividido em Predicado nominal, verbal ou verbo-nominal.
Predicado verbal No predicado verbal, o predicativo é o termo mais importante no que se refere ao predicado nominal; Com o verbo chamar pode aparecer um predicativo referente ao objeto indireto e ao objeto direto; Só existe predicativo do objeto indireto com o verbo chamar; O predicativo do objeto direto ou do objeto indireto "pode" aparecer precedido de preposição; Quando não houver possibilidade de se encontrar um predicativo em orações onde aparecem verbos de ligação, estes verbos passam a ter um conteúdo significativo e constituirão predicados verbais; O predicado é o termo da oração que atribui uma característica, uma propriedade, um estado ao sujeito; indica uma qualidade ou um estado do sujeito ou do objeto direto ou objeto indireto; Só existe predicativo do objeto direto e no verbo falar. O objeto é indireto quando antes do predicativo vem uma preposição. Quando for outra coisa (ex.Adverbio) o objeto é indireto pessoal.
Predicado nominal
Aquele cujo núcleo é um