Predestinação.
1.
Cada participante do Grupo escolherá três pensamentos (um
pensamento para cada uma das três partes em que está dividido o texto). Os pensamentos serão transcritos com a identificação de quem os escolheu.
2.
Discorra sobre a predestinação, mostrando, a partir do texto, como
Santo Agostinho e Santo Tomás se posicionam diante dela.
3.
Do texto de Umberto Eco – O Papel de Santo Tomás - mencione
duas palavras (ou expressões ou mesmo frases) que você gostaria que fossem explicadas e duas que fossem apenas comentadas.
4.
Responder brevemente: segundo o Grupo, entre Santo Agostinho e
Santo Tomás de Aquino, quem fornece elementos mais adequados para a solução de problemas enfrentados por um assistente social, no século 21? Por quê?
1- Pensamentos do Grupo
"O homem é fruto de um ato criativo divino, possuir uma superioridade sobre os outros seres porque é o único ser criado "a imagem e semelhança de Deus" é o único que tem razão e inteligência.”.
"A Sociedade tem como fim o bem-estar de cada um." "Tudo deve ser feito em público, como pública era a "disputatio" na sua época: entra em cena o tribunal da razão.”.
O corpo é a prisão da alma e é a fonte de todos os pretensos males. A alma se representa como vegetativa sensitiva e racional. Tomás não era nem herege nem revolucionário.
Santo Agostinho: “A FILOSOFIA não se opõem á teologia, mas obedece ao principio: é sempre preciso crer para compreender e compreender para crer”.
Santo Tomás de Aquino: “A sociedade tem como fim o bem estar de cada um”. O papel de santo Tomás de Aquino: “Tomás nunca pensou que com a razão se pudesse entender tudo, mas que tudo se compreende pela fé: só quis dizer que a fé não estava em desacordo com a razão e que, portanto, era possível dar-se ao luxo de raciocinar, saindo do universo da alucinação”.
2 – Para Santo Agostinho a predestinação é dada por deus a