Preconceito sem razao
Francisco Breno Simplicio de Sousa
Na sociedade em que se vive, existe vários tipo, mais vamos dar ênfase há dois que são os mais comuns: o Social, que é em relação às classes sociais que pessoas que tem grande poder aquisitivo com a classe baixa da sociedade em que vivemos; o Racial, com certeza o mais conhecido, que trata da desigualdade entre as raças, conhecido como Racismo. De certo o Racismo “é uma doença insidiosa moral e social que afeta os povos e as populações de todo o mundo.” (ONLINE, 2010).
Muitos sofrem com essa falta de respeito, que de acordo com Valente não é apenas no Brasil, mais em todo parte do Planeta:
“... em todo lugar e a todo o momento, atitudes de preconceito e de discriminação acontecem. Mas as pessoas fingem não ver e preferem não discutir esse fato. As conversas sobre o assunto são evitadas. No Brasil é comum ouvir-se: Aqui não temos esse tipo de problema! Brancos, índios e negros vivem na mais perfeita harmonia!"
Muitas pessoas acham que nosso país não tem preconceito, que todos vivemos em harmonia, está enganado, o Brasil é um dos países que mais tem preconceito com os seus semelhantes.
Então que se deve fazer para acabar com o preconceito é haver uma legislação protética, acesso à justiça e diversas ações afirmativas que tenham por objetivo combater o preconceito e a discriminação, é necessário falar sobre o assunto, conscientizar a população de que o preconceito e a discriminação existem e de que não são corretos, nem normais e que aqueles que praticam a discriminação devem ser denunciados e punidos
Bibliografia
- Internet, On line: em http://www.allaboutpopularissues.org/portuguese/preconceito-racial.htm, 2010
- VALENTE, Ana Lucia E. F., Ser negro no Brasil hoje.11ed. rev. e amp.Coleção Polêmica.São Paulo: Moderna, 1994, p.07.
--------------------------------------------
[ 2 ]. Acadêmico de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú
[ 3 ]. Ver em: