Preconceito regional
O preconceito regional acontece quando um grupo acredita que outro é inferior a ele. O modo de falar, hábitos, cultura, baixo nível econômico, significa que determinada região é inferior. Esse tipo de preconceito é muito ligado á variação linguística de cada povo já que o sotaque e as gírias mudam conforme a região em que se encontra.
O nordestino é o povo que sofre bastante com esse tipo de preconceito no Brasil, isso acontece por ser uma região pobre, ter um alto índice de analfabetismo e por várias pessoas terem migrado para outras regiões, como sudeste, a procura de uma melhor qualidade de vida. O preconceito que existe sobre essa região se tornou tão comum que é dito com “normal” tal descriminação, o que é totalmente errado já que também é um preconceito como tantos outros e deve ser combatido.
O Artigo 5º da Constituição Brasileira trata se sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, mas infelizmente ainda há muito preconceito de forma generalizada, não somente os regionais, mas também os étnicos e religiosos.
Alguns casos famosos de Preconceito regionais.
Um piloto da Avianca causou polêmica ao colocar em seu perfil no Facebook um texto em que xinga os nordestinos. Tudo porque recebeu um prato diferente do que pediu em um restaurante em João Pessoa, na Paraíba e com demora excessiva.
Ele escreveu: “Pra manter o padrão porco, nojento, relaxado, medíocre, escroto de tudo no Nordeste como sempre… Depois de 1 hora e 10 esperando um filé de peixe simples sem nada de diferente, eles conseguem errar e fazer outra coisa completamente diferente do cardápio, que já não tem opção nenhuma… Povo escroto do ca@#%¨&! Lugar nojento”.
Quem divulgou o episódio foi o apresentador local Nilvan Ferreira em seu Facebook, na quinta-feira. A partir daí, a mensagem ganhou repercussão; vários internautas começaram a chamar o piloto de preconceituoso e cobrar uma posição da Avianca e a demissão do funcionário.
Questionado pelos internautas, o