pre projeto
Departamento de Economia- DEE
Relação econômica e social das empresas de vendas diretas: estudo de caso Mary Kay Brasil
Eluana Alves dos Santos
São Cristóvão, SE
2013
1. Introdução
A preocupação com a beleza acompanha a humanidade desde a antiguidade, quando já se desenvolviam óleos aromáticos, alguns tipos de maquiagem, banhos com ervas, massagens para o corpo. Essa preocupação foi se repercutindo novas formas com o passar dos tempos, criando-se produtos e serviços para homens e mulheres se sentirem mais bonitos e jovens.
A beleza, ao contrário do que muitos pensam, não é um conceito fixo, ela sofre a ação do tempo, mudando constantemente de acordo com a sociedade e os valores da época. Em cada momento da história, em diversas sociedades e tempos distintos, o padrão de beleza foi se modificando. A indústria cosmética e de cuidados pessoais exerce, atualmente, uma grande força econômica no mundo todo. Observamos isso em qualquer ponto de venda de cosmético, a diversidade de linhas de produtos para uso de pele, corpo e cabelo.
Uma ferramenta de marketing utilizada pelo mundo é o sistema de vendas diretas. Esta, que se caracteriza como uma forma de marketing direto, por ser baseada no contato pessoal entre vendedores e compradores, pode proporcionar ao consumidor um atendimento customizado.
Com o aumento do desemprego no país, a busca por alternativas de trabalho aumentou significativamente, ou mesmo a necessidade de incremento da renda familiar, faz com quer milhões de pessoas encontre nas vendas diretas uma oportunidade de fonte de renda.
Diante do exposto, justifica-se a elaboração do presente projeto de monografia, para analisar a necessidade das pessoas, que devido à escassez de vaga no mercado de trabalho e a exigência de qualificação procuram refugio no mercado informal em busca de uma renda.
2. Problemática
O projeto de monografia buscará responder as