Pre projeto TCC
CURSO DE DIREITO
AMANDA LOPES REIS ROCHA
PRÉ - PROJETO
SÃO LUÍS DE MONTES BELOS - GOÍAS
2014/1
AMANDA LOPES REIS ROCHA
PRÉ - PROJETO
Pré-projeto orientado pela professora Wanessa Landó na disciplina de TC1, do curso de direito da Faculdade Montes Belos, como requisito final de avaliação.
SÃO LUÍS DE MONTES BELOS – GOIÁS
2014/1
Tema
A responsabilidade civil do Estado por erro judiciário
Delimitação do tema
Um erro judiciário ocorrido com um cidadão de Jaupaci- GO.
Problematização
No que tange o tema, a problemática está na responsabilidade do Estado em indenizar pelos danos causados ao cidadão quando no exercício de suas funções como Poder Judiciário. O que infelizmente vemos é que em diversas situações o Poder Judiciário tem atuado acima da Lei, proferindo decisões contrárias as normas jurídicas. E em que pese a Lei assegurar a indenização, devemos ser levados a pensar o quanto vale a dignidade de uma pessoa? Quanto vale sua honra? Quanto vale sua imagem? Quanto vale sua moral? Quanto vale o tempo que se ficou encarceirado injustamente?
Hipóteses
Na realidade não há dinheiro no mundo que pague a dor de estar encarcerado injustamente. Pois a humilhação, a dor, o sofrimento tanto de quem é preso, quanto da família, é algo incalculável, que não tem valor estimável.
Objetivo geral
Tem este estudo o objetivo de debater sobre os motivos de o Estado assumir os prejuízos causados na vida do indivíduo pelo erro judiciário, seja de uma sentença condenatória indevida, seja pelo excesso de tempo aprisionado. Nessa vertente temos que o Estado tem o poder-dever de fazer valer o direito ao caso concreto, por meio da atividade exercida por seus magistrados.
Objetivos Específicos
Procurar uma definição sobre erro judicial;
Expor quem seria o responsável pelo dano decorrente;
Analisar quanto vale a dignidade da pessoa que sofre esse erro judiciário.