pre projeto para TCC - enfermagem
A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES RENAIS CRÔNICOS DURANTE A HEMODIALISE.
Valmir Leitão Ferreira
Professor Orientador: Priscila da Conceição Quaresma
Luziânia-GO, de Setembro de 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
OBJETIVOS 4
Objetivo Geral 4
Objetivos Específicos 4
METODOLOGIA 5
CRONOGRAMA 6
RESULTADOS ESPERADOS 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 8
INTRODUÇÃO
A insuficiência renal crônica provoca uma mudança radical na vida do ser humano, causando um comprometimento psicológico e físico e assim o tornado desanimados com o tratamento e podendo provocar o abandono do tratamento, não seguindo as orientações necessárias.
“Atenção especial tem sido voltada para a qualidade de vida experimentada pelos pacientes tratados por hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal. O autor afirma que os indicadores objetivos de qualidade de vida de acordo com a forma de tratamento apontam os menores índices para os pacientes em hemodiálise. Embora seja um dos mais caros procedimentos substitutivos para a IRC, é muito limitante. No entanto, ainda é o tipo de procedimento mais indicado e utilizado”. (Sesso 2008, p. 235)
Por isso o enfermeiro tem papel fundamental em ajudar o paciente a ter uma expectativa de melhorar a qualidade de vida, orientando o paciente a viver com seus limites e acompanhando a evolução do tratamento. Devido o alto índice de desistência dos pacientes que sofre com a insuficiência renal crônica por causa do longo tratamento.
“Os pacientes com problemas renais podem demonstrar uma significativa redução da tolerância às ocupações que é pior nos dias em que se submetem á hemodiálise. Eles têm ainda várias outras fontes de estresse, como dificuldades profissionais, aqueda da renda mensal, prejuízo da capacidade ou interesse