Contabilidade Gerencial
Sun tzu descreve ao longo de seus treze capítulos maneiras estratégias de como vencer uma guerra. A guerra para Sun Tzu deve ser breve já que uma guerra longa leva soldados exaustos e muitos mortos onde tais fatos podem o levar a derrota.
Para Sun Tzu em uma batalha é necessário conhecer seu inimigo bem como seu exército “Por consequência esta dito: Se conheceres o inimigo e a ti mesmo, não temas o resultado de cem batalhas.[...]”(LIMA, 2011, P.58). Um bom general sabe esperar a hora certa de atacar analisa estuda todos os fatos antes de iniciar batalhas “O general que perde a batalha faz apenas poucos cálculos de antemão. Assim muitos cálculos levam à vitória e poucos cálculos a derrota”.
A arte da guerra é praticar estratégias onde se vença o inimigo sem o destruir, o general deve aguardar para pegar o inimigo despreparado impedindo seus planos capturá-los quebrando sua resistência.
O bom guerreiro pode evitar sua derrota analisando seu inimigo já que este com seus atos pode evidenciar como vencê-lo. Sun Tzu propõe o método de direto e indireto para se vencer uma batalha “O método direto pode ser utilizado para engajar-se na batalha, mas o método indireto será necessário para assegurar a vitória.”(LIMA, 2011, p.71)
O combatente chegando primeiro no campo de batalha que o inimigo estará mais bem preparado para a batalha, os soldados devem marchar para locais inesperados estar sempre um passo a frente do seu inimigo.
Na arte da guerra é importante que os soldados sejam disciplinados e obedeçam o seu general estejam bem alimentados e abrigados, devem descansar para recuperar suas forças já que um exercito que não descansa pode ser fragilmente atacado e o exercito que não respeita o seu general age com desordem levando a derrota. O general deve ser claro e objetivo.
O ambiente em que se vai guerrilhar também deve ser analisado segundo Sun Tzu existem seis tipos de terrenos, (LIMA,2011, p.129)Campo aberto , acidentado, a