Pre Moldado
Peça modular, moldada na fábrica ou na própria obra, que se junta a uma outra como parte de uma quebra-cabeça a ser montado o lugar de construção. Uma estrutura feita em concreto pré-moldado é aquela em que os elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, são moldados e adquirem certo grau de resistência, antes do seu posicionamento definitivo na estrutura. Por este motivo, este conjunto de peças é também conhecido pelo nome de estrutura pré-fabricada.
Composição
Que materiais costumam ser usados na fabricação de pré-moldados?
Areia, brita, cimento e ferro, são os principais componentes quando se fala em pré-moldado de concreto armado.
Os artefatos de concreto pré-fabricados são feitos em formas e são constituídos de cimento, agregados, aditivos e armadura.
4.2 CIMENTO
Os cimentos mais indicados para peças pré-fabricadas são o CP V – ARI e o CP I (composto), da classe 40, pois ambos proporcionam elevadas resistências iniciais.
Para a fabricação dos artefatos com uso de protensão com aderência direta e na calda de injeção de pós-tensão, não pode-se utilizar o CP I (alto forno), pois em sua composição existem elementos que podem causar a sua ruptura quando os cabos estiverem sob tensão.
Atualmente o uso dos cimentos estruturais coloridos e de cor branca está em alta, devido ao aumento da participação de Arquitetos no desenvolvimento de sistemas pré-fabricados.
4.3 AGREGADOS
Com relação à utilização dos agregados deve-se ter um cuidado especial para que não sejam utilizados agregados lamelares, alongados e os que possam ter muito pó aderido na superfície. Pois estes podem acarretar manchas na superfície da peça de concreto.
Para as peças que irão ficar em contato com ambientes úmidos tem-se que escolher o agregado adequadamente para evitar possíveis reações com os álcalis do cimento.
4.4 ADITIVOS
Os principais aditivos utilizados em pré-fabricados são os redutores de água de alta eficiência (polifuncionais e superplastificantes),