Pre molares
Data da discussão em sala de aula: 08/11/2012 de 10:40 a 12:20hs.
1- Segundo o texto “Necessidade sentida e observada: suas influências na satisfação de pacientes e profissionais” (Revista Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v. 42, n.1, p.65-80, jan./mar., 2006), nem sempre as expectativas do paciente ao procurar o atendimento odontológico eram compatíveis com o planejamento proposto e executado pelo profissional. Para confirmar esta afirmativa, os autores realizaram entrevistas com pacientes e dentistas em vários campos de trabalho (centros de saúde da rede pública, consultórios particulares e clínicas conveniadas) e estabeleceram categorias relacionadas à presença de satisfação dos dois setores envolvidos, com o tratamento proposto e executado.
Após a leitura minuciosa e discussão do texto no grupo, respondam:
1.a - Quais foram estas categorias de agrupamento? Comente brevemente sobre cada uma delas.
Neste trabalho, com o objetivo de avaliar a satisfação, do cliente e do profissional, em relação ao atendimento odontológico, o resultado foi dividido em quatro categorias: Ambos satisfeitos, Profissional Satisfeito e paciente insatisfeito, Profissional insatisfeito e paciente satisfeito e Ambos insatisfeitos. Para conseguir fazer esse agrupamento foi relacionado as queixas principais ou motivo da consulta com os planos de tratamento proposto bem como os aspectos que determinavam a satisfação ou insatisfação dos usuários e dos profissionais com o atendimento prestado.
Os resultados apresentaram que Ambos satisfeitos, ou o paciente e o profissional relatou que a queixa principal foi solucionada ou o profissional conseguiu alem de solucionar a queixa colocar para o paciente outros problemas que ainda não havia sido descoberto ou que o dentista não havia se limitado a queixa principal. Quanto os Pacientes se encontram insatisfeitos e os profissional satisfeitos, o