água: um bem finito
A água doce vem se extenuando, representa apenas 2,5% do total de água existente no mundo, muitos classificam como o insumo do século e afirmam que ela será causadora de conflitos internacionais em razão da sua disputa e mesmo tendo conhecimento disto, a sociedade tem mostrado indiferença com a situação, as atividades humanas têm vindo a provocar danos irreparáveis nesta matéria-prima, esquecendo que o acesso é limitado, mesmo sendo fundamental a vida de todos os seres vivos, esse bem não é inesgotável.
O Brasil é um dos países que mais desperdiça esse recurso, só no uso domestico o brasileiro consome cerca de 10% do total de suas reservas. Apesar de estar ciente de que a água é um bem finito e os dados mostrarem que esse bem esta se esgotando, não parece ser suficiente para mudar o destino dos investimentos governamentais e a conscientização da massa populacional, a poluição e o consumo excessivo de água tem aumentado significativamente, deixando perceptível a falta de interesse do ser humano frente a essa questão.
Contudo, o desperdício de agua doce, a poluição e o consumo exagerado, diminuem consideravelmente a quantidade de agua do nosso planeta, que é um bem fundamental para sobrevivência de todos os seres vivos, sendo assim é necessário a conscientização no potencial por mais cooperação e sobre os desafios de gestão de agua em função do aumento da demanda por acesso, distribuição, qualidade e serviço. Precisamos de investimentos sustentáveis e uma educação para juntos