Pre historia
Da pedra lascada ao alfabeto, 52 mil anos de evolução
50000 a.C.
MANDANDO BRASA
O registro mais antigo do Homo sapiens é um crânio de 200 mil anos encontrado na Etiópia. Os primeiros 150 mil anos foram bem monótonos. Isso mudou quando o homem controlou o fogo. Com ele, conseguiu espantar animais selvagens e diversificou a alimentação.
32000 a.C.
PICASSO DAS CAVERNAS
Surgem na Europa as primeiras pinturas nas paredes de cavernas, como as de Altamira, na Espanha, e Lascaux, na França. Em geral, as imagens representam animais, como bisões, cavalos e cervos. "É provável que esses desenhos tivessem significado religioso ou mágico", diz o antropólogo canadense Michael Bisson.
29000 a.C.
A PRIMEIRA GUERRA
As armas evoluem para facas e lanças mais duráveis e bastões de pedra e osso fáceis de manusear. É com elas que, provavelmente, o Homo sapiens liquida seu maior rival, o Homo neanderthalensis, que habitava a Europa desde 230000 a.C. e disputava os mesmos territórios.
24000 a.C.
VÊNUS POPOZUDA
A arte atinge novo patamar com as estátuas de terracota (argila cozida). O exemplar mais famoso é a Vênus de Willendorf, encontrada na Áustria e fabricada entre 24000 e 22000 a.C. "Os seios fartos e os quadris largos são símbolos de fertilidade", afirma o historiador britânico Christopher Witcombe.
15000 a.C
ALTA COSTURA
Assim como o neandertal, o Homo sapiens se cobria com peles de animais desde ao menos 100000 a.C. O passo seguinte foi a costura. É pura coincidência, mas a primeira agulha, feita de espinha de peixe, surge onde hoje fica a França, terra de grandes estilistas.
10000 a.C
CASAS E COOKIES
Na atual região do Iraque, são construídas as primeiras casas, feitas de palha, madeira e barro cozido. A culinária melhora. "Começamos a fazer bolachinhas de grãos, água e massa. Não eram apetitosas, mas foram os primeiros cookies da História", diz o historiador escocês Reay Tannahill no livro Food in History (sem