PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO : INDICADORES DE GESTÃO E O REFLEXO DESTA DIALETICA.

12050 palavras 49 páginas
INTRODUÇÃO

Ao concluir as disciplinas do Mestrado de Psicanálise Aplicada a Gestão de Pessoas e começar a pensar na elaboração do trabalho de conclusão de curso não tive dúvida sobre o tema que gostaria de estudar. A partir de minha experiência e observação durante atuação como Analista de Recursos Humanos em organizações nos segmentos de Indústria, Varejo e Hospitalar, percebo a preocupação de Gestores de RH com o aumento cada vez maior dos indicadores de absenteísmo e turnover e a tentativa dos mesmos de desenvolver ações a fim de minimizar estes indicies. Muitas destas tentativas não apresentaram resultados satisfatórios e quando se acredita que está surtindo algum efeito, logo se percebe que é uma ação pontual e em pouco tempo os indicadores voltam a ser motivo de preocupação.
No ano de 2012 ao concluir meu MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégia também pesquisei a partir de um estudo de caso os indicadores de Absenteísmo e Turnover relacionados a insatisfação dos funcionários de uma Indústria Têxtil da cidade de Paulista. Foi realizada uma pesquisa com duzentos e dez funcionários com o público alvo de Operadores e Técnicos, contemplando perguntas abertas e fechadas. Conclui a partir das informações coletadas que insatisfações com o salário/remuneração, incompatibilidade entre o salário recebido e o trabalho realizado, falta de reconhecimento do gestor, pouca perspectiva de crescimento são alguns dos fatores que levam a insatisfação, refletindo diretamente nos indicadores.
Além dos motivos destacados acima é sabido que o aquecimento do mercado, ou seja, o aumento considerável das ofertas de emprego também é um dos fatores que permite aos empregados estar sempre em busca de empresas que proporcione melhores salários e benefícios, assim como qualidade de vida.
Também cresce o aumento de pessoas que preferem ter seu próprio negócio, em detrimento de continuar como assalariado. De acordo com Augusto Scherma, Cientista Político, Mestre em Relações

Relacionados