Praticas
Brenda Andrade – 138855
Samara Mary - 138962
Talita Yamamura 139333
Prof. ª Patrícia Perez
Resumo Capítulo 5 – AÇÃO DA GESTAO DA QUALIDADE : ESTRATEGIAS DE CONCEPÇÃO E IMPLANTAÇÃO DOS PROGRAMAS DE QUALIDADE, itens 5.1 A 5.4 do Livro GESTÃO DA QUALIDADE - TEORIA E PRÁTICA - EDSON PACHECO PALADINI.
Sub capitulo 5.1 – As muitas faces da gestão da qualidade
A Gestão da Qualidade tem muitos conceitos, fazendo uma analise em diversos lugares e fontes nota-se muitas definições.
Essa variedade de conceitos interfere na implantação, pois as razões práticas da empresa decorrem de políticas, decisões e métodos que influência no entendimento do funcionamento da organização e da direção que se pretende dar a ela. Dessas noções temos um número considerável de estratégias bem definidas para sua implantação. Uma seleção desses conceitos permite que se classifiquem muitas dessas estratégias.
A Gestão da Qualidade é vista como:
Uma filosofia: procura melhorar resultados, constrói uma organização direcionada para os clientes, melhoria dos produtos ou serviços oferecidos aos consumidores para garantir sua sobrevivência de longo prazo.
Um conjunto de métodos: processos de sistemas que as organizações empregam para maravilhar seus consumidores e reduzir custos, incluir planejamento de qualidade, satisfazer economicamente os desejos dos consumidores.
Melhoria contínua: melhoria de todas as atividades, redução das variações do processo produtivo.
Um serviço (ao consumidor e aos clientes): serviço responsável prestado ao consumidor através de um processo de trabalho sempre melhorado, não só para satisfazer o consumidor mas também para seduzi-lo.
Envolvimento da mão-de-obra: envolve toda a mão-de-obra de forma sistemática para melhorar o atendimento ao cliente, utiliza o envolvimento da mão-de-obra e a aplicação de estratégias, técnicas de qualidade.
São muitas as noções utilizadas para definir Gestão da