PRATICAS PEDAGOGICAS EM INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES
Curso: Pedagogia
Disciplina: Práticas Pedagógicas em Instituições não Escolares
Professora Lilia Nantes
Pólo: Assis Chateaubriand
Atividades das Aulas 01 a 4
1-Faça uma pequena síntese (de 5 a 10 linhas) sobre o que você entendeu sobre: o que é Educação Não Escolar?
R: Processo Educacional organizado, que não se insere na logica regular de ensino, ou seja, não compreende um currículo pré definido, com bases nas normas e diretrizes do governo federal. Seu conteúdo se define a partir do desejo e das necessidades das pessoas envolvidas. Neste tipo de educação se desenvolve e mantem objetivos educacionais específicos, por meio de atuação em várias dimensões que objetivam a formação do indivíduo, politizando-o e tornando-o consciente de seu papel social, como cidadão com direitos e deveres, capacitando-o para o mundo de trabalho, dentre outros.
2- Qual a diferença entre Educação Formal e Educação não formal? Faça um resumo de acordo com o Guia de Estudos (de 5 a 10 linhas)
R: Educação Formal: Tipo de Educação organizada, com uma certa sequência e determinada pelas escolas. Engloba o sistema educacional institucionalizado, hierarquicamente construído e cronologicamente graduado. É regulamentada pelo Ministério da Educação no Brasil, entre outros órgãos. Segue as regulamentações das Leis de Diretrizes e Bases da Educação.
Educação não formal: Obedece uma estrutura e uma organização, (porém distintas das escolas) e pode levar a uma certificação. Diverge da educação formal no que diz respeito a não fixação de tempo e locais e a flexibilidade na adaptação dos conteúdos de aprendizagem. Não está submetida a ordenamentos jurídicos do Estado, estabelece as atividades, que acontece fora do sistema de ensino, com o objetivo de facilitar determinados tipos de aprendizagem a certos grupos da população.
3-Cite alguns espaços em que são realizados