Praticas Educacionais Unidade 3 Parte 1
Business School São Paulo (BSP)
CEDEPE Business School (CBS)
Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)
Centro Universitário do Norte (UNINORTE)
Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS)
Faculdade dos Guararapes (FG)
Faculdade Unida da Paraíba (UNPB)
Centro Universitário IBMR
Fundação Biblioteca Nacional
ISBN 978-85-87325-43-3
Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
Universidade Potiguar (UnP)
9 788587 325433
Universidade Salvador (UNIFACS)
Carlos Honório A. Pinheiro
Instituições de Ensino Rede Laureate Brasil
Práticas Educacionais
Carlos Honório A. Pinheiro
Avaliação da educação
Introdução
Hoje, praticamente, todos os países, desenvolvidos ou não, contam com um sistema de avaliação que possibilita identificar a qualidade das escolas, no que se refere aos resultados do processo de ensino-aprendizagem, e às condições em que tal processo é desenvolvido.
Não restam dúvidas de que avaliar, medir e informar são práticas necessárias para conferir e verificar resultados frente aos objetivos propostos para a educação nacional.
Essas práticas possibilitam também ao Estado conhecer a realidade, fazer diagnósticos e indicar sugestões para a qualificação da expansão do atendimento, da administração escolar e do ensino.
Isso facilita a instrumentação da racionalização, da modernização e da tutela da ação educacional e permite reajustar a regulação estatal e criar uma cultura de avaliação no país.
São esses os contornos do conteúdo que será desenvolvido nesta unidade, por meio dos seguintes temas: Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Prova Brasil. Provinha Brasil. Outras avaliações.
Objetivos
Ao final, espera-se que você seja capaz de: perceber a importância do processo de avaliação da Educação Básica no Brasil como instrumento na busca da qualidade da educação; caracterizar cada uma das principais avaliações desenvolvidas na Educação
Básica.
67
Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
A avaliação da