PRATICAS CRIATORIAS E GUARDA RESPONSAVEL DE CAES NO MUNICIPIO DE PATO BRANCO - PR
1440 palavras
6 páginas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁPRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS
EDITAL PROREC 02/2013-UTFPR_EXTENSÃO
_______________________________________________________
Práticas criatórias e guarda responsável de cães no município de Dois Vizinhos-PR
Prof. Paulo Segatto Cella
CÂMPUS DOIS VIZINHOS, JUNHO DE 2013
1. Caracterização do Problema
Os cães de estimação são companhias significativas para muitas pessoas e podem auxiliar também no desenvolvimento emocional, físico e social de crianças e com o bem estar de seus proprietários (BENTUBO et al., 2007).
Contudo, os animais acabam sendo criados, muitas vezes, conforme a rotina de vida dos seus donos, geralmente, cometendo-se o equívoco de incorporar maus hábitos no seu cotidiano, privando os cães de uma vida instintivamente saudável e de seus hábitos naturais (BENTUBO et al., 2007).
. Segundo Figueiredo (2001) cães desajustados invariavelmente acabam sendo abandonados por seus donos ou passam a dominá-lo. Pois os animais precisam de alimentação saudável, de espaço diferenciado e de exercícios físicos diários.
Desta forma, conhecer as necessidades físicas e o comportamento dos cães nos permite entendê-los e tratá-los de forma mais adequada para que possamos implementar a idéia de uma “posse responsável” que funcione de forma efetiva.
Segundo Reichmann (2000, p.54) o conceito de posse ou guarda responsável também abrange o papel que os órgãos governamentais têm que desempenhar, envolvendo uma relação entre problemas de zoonoses, convívio harmônico com os animais e criação de novo hábitos em relação a esses seres.
No Brasil, as medidas de proteção aos animais estão reguladas pelo Decreto nº 24.645 (1934) pelo qual: “Todos os animais existentes no país são tutelados pelo Estado”. O Decreto Lei nº 3.688 (1941) caracteriza a crueldade contra os animais infração penal, sendo que o poder público deve combater qualquer forma