pratica
O sabão atuma como antisséptico local mudando o P.H local. As bactérias atuam na maioria das vezes em meio ácido e quando é feito o uso do sabão, o mesmo atua de forma que muda o P.H de ácido para básico assim fazendo com que as bactérias não se desenvolvam.
O uso excessivo de sabão prejudica o meio ambiente?
Depende do sabão. O uso de sabão feito com óleos ou gordura não prejudica o meio ambiente, pois ele é facilmente decomposto, mas o mesmo não acontece com os detergentes derivados de petróleo pois os microrganismos não reconhecem a cadeia carbônica ramificada e por isso não é decomposto pois as bactérias somente decompõem resíduos gordurosos de sabões de cadeia linear.
Qual anecessidade dos sabões na higiene pessoal?
O sabão tem uma parte hidrofóbica e uma parte hidrofílica. Sua parte hidrofóbica (apolar) se junta à sujeira que na maioria das vezes é apolar e sua parte hidrofílica (polar) se liga a água, assim reagindo, e quando entram em contato com água corrente são carregados e assim concluindo o processo de limpeza. E por isso os sabões são tão importantes na higiene pessoal além de alterar o P.H ácido para básico evitando a proliferação de bactérias.
Qual a composição química do DNA?
A molécula de DNA é composta por um conjunto de nucleotídeos. Cada nucleotídeo é composto por uma base nitrogenada (adenina, guanina, citosina ou timina) ligada a uma pentose (desoxirribose) o qual está ligado a um fosfato.
O grupo fosfato realiza a ligação do carbono 3 de uma pentose ao carbono 5 da pentose do nucleotídeo adjacente (chamada ligação fosfodiéster), sendo esta a arquitetura da fita simples do DNA.
O pareamento entre nucleotídeos complementares (duas ligações hidrogênio entre a Adenina de uma fita simples e a Timina da fita complementar e três entre Citosina e Guanidina) é que confere a arquitetura de dupla fita.
Explique como é possível extrair o DNA de um material orgânico? Explique física e quimicamente.