PRATICA TRATOR
CAMPUS – CRUZ DAS ALMAS
CURSO: ENGENHARIA AGRONÔMICA
DISCIPLINA: MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA
RELATÓRIO
Discente: Milena Freitas Costa Professor: Marcos Silva
Cruz das Almas
Setembro, 2014
Manutenção diária de um trator
A partir do conhecimento das partes do trator, o funcionamento do motor e do sistema de transmissão, o operador irá identificar os demais sistemas que fazem parte do trator e, também, como realizar a manutenção em todos estes sistemas.O período de manutenção de tratores agrícolas pode variar de marca para marca. A manutenção é o conjunto de atividades, com o objetivo de conservar o trator, mantendo-o em condições de uso. Como ponto de partida é necessário, ter em mãos o Manual do Operador, correspondente à marca do trator. Alguns dos parâmetros da manutenção diária:
1)Nível de óleo do motor;
Verificar o nível e completar se necessário.O nível de verificação deve ser feito com trator posicionado em piso nivelado. Recomenda-se trocar a cada 300 horas, observando o nível de óleo no cárter do motor e nos reservatórios das transmissões e sistema hidráulico. Verificar as características do óleo recomendadas pelo fabricante, como viscosidade, tipo, etc. A cada troca de óleo do motor trocar o filtro de ar (a cada 1000 horas ou um ano trocar o filtro de segurança).
2)Correia de tração (moto/bomba);
Verificar se há desgaste ou danos. Ajuste se necessário.
3)Tanque de combustível; Manter o tanque de combustível cheio, enchendo sempre ao final do dia em que foi utilizado. Isso deve ser feito com o motor quente, pois a queda de temperatura quando anoitece provoca condensação do vapor d’água no espaço vazio que preenche o tanque.
4)Filtro do óleo da caixa de marcha;
Recomenda-se trocar a cada