PRATICA EM LABORATORIO plantas
RELATÓRIO DE ATIVIDADES EM LABORATÓRIO
2014
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PEDRO BOARETTO NETO
RELATÓRIO DE ATIVIDADES EM LABORATÓRIO
Relatório de atividades desenvolvidas em laboratório referente a matéria de biologia
2014
INTRODUÇÃO
O presente relatório de atividades é elaborado no âmbito da disciplina de biologia, com vista à conclusão do trimestre, este trabalho irá abordar os assuntos vistos em sala e os procedimentos realizados na pratica no laboratório de biologia.
As aulas práticas foram uma oportunidade de entrar em contato com o assunto da teoria vista em sala, de forma a complementar e aperfeiçoar os conhecimentos, pois podemos visualizar de que a planta é formada, suas características, enfim, exatamente todas as composições de cada planta, e compreender seu "funcionamento".
Gimnospermas possuem raízes, caule, folhas e sementes, mas não apresentam frutos. Os óvulos e as sementes de gimnospermas são expostos ao ambiente pelos esporofilos. A semente é o óvulo maduro portador de um embrião. Esse processo chama-se poliembrionia e ocorre em apenas um óvulo.
O processo de dispersão do grão de pólen é chamado de polinização. Quando o grão de pólen encontra o arquegônio, um tubo polínico é formado e depois se rompe, liberando anterozóides multiflagelados que nadam até o arquegônio fecundando a oosfera. A função do tubo polínico é levar o gameta até a oosfera, para que ele não dependa de água para a fecundação. A estrutura de reprodução é chamada de estróbilo e há plantas monóicas e dióicas.(INFOESCOLA, 2014)
Angiospermas, a principal característica deste grupo é a presença do fruto e das flores. A flor contém os óvulos e podem estar agrupadas em inflorescências ou estar solitárias. As flores possuem estruturas para atrair polinizadores como lindas pétalas