odontologia
RESUMO
Com o aumento do número de empresas de convênio odontológico, a auditoria vem ganhando destaque também na área de atuação da odontologia, pois tais empresas necessitam estabelecer regras contratuais que permitam controlar os custos e a qualidade dentro de preceitos éticos e legais. Assim efeito um diagnóstico situacional do cenário da saúde privada conforme suas particularidades, analisando a relevância e aplicabilidade da auditoria odontológica nas operadoras de planos odontológicos e ressalta-se a contribuição da auditoria como ferramenta de gestão no atual mercado de saúde e nesse ambiente de complexidade crescente as organizações também fazem o uso da tecnologia da informação para dá suporte e auxiliar no controle de seus negócios.
Palavras- chave: Auditoria odontológica, Ferramentas da qualidade.
Até cerca de sessenta anos atrás, o profissional que cuidava dos problemas de saúde bucal atuava de forma empírica, sem nenhum rigor formal. O que importava era ter experiência na área e ter muita habilidade manual. O progresso científico fez com que a odontologia se desenvolvesse, saindo do empirismo e passando a adquirir base científica. Atualmente, as formas de inserção do cirurgião-dentista no processo social de produção são as seguintes: como trabalhador autônomo, como consultor, como participante de uma sociedade, como empregado e como servidor público.
O cirurgião-dentista tem exercido sua profissão, predominantemente, no setor privado. Quando trabalha como autônomo, é detentor da sua força de trabalho e dos meios de produção, e tem plena liberdade para administrar o seu negócio em uma relação funcional entre as condições do ambiente e as tecnologias administrativas apropriadas para o alcance dos seus objetivos (Teoria Contingencial) e negociar com seus pacientes o valor a ser pago pelos serviços realizados.
O