Pratica de microbiologia sobre morfologia bacteriana e coloração de gram
Introdução
As células bacterianas são caracterizadas morfologicamente pelo seu tamanho, forma e arranjo; onde o tamanho varia de 0,2 a 2 µm de diâmetro e de 2 a 8µm de comprimento, sendo desta forma vistas somente ao microscópio, pois as mesmas são os menores seres vivos; sem o microscópio é possível visualizar somente as colônias de bactérias. Quanto à forma das bactérias, elas podem ser encontradas em forma de cocos (esféricos), sendo que esses recebem denominações diferentes de acordo com o seu arranjo (micrococos,diplococos, tétrades, sarcina, estreptococos e estafilococos), também podemos classifica-los na forma de bacilos (bastonete ou cilindro). Quanto ao arranjo, podem variar em diplobacilos, estréptobacilos, paliçada e tricomas, podendo também adquirir formar helicoidais ou espiraladas que se dividem em espirilos, espiroquetas e vibrião.
Há um processo realizado para identificação de bactérias denominado de Coloração de Gram, que as classificam em dois grandes grupos: gram-negativas e as gram-positivas. Essa é uma das mais importantes técnicas de coloração em microbiologia médica.
Objetivo
Essa prática tem como objetivo demonstrar a presença de bactérias no solo e na saliva, utilizando a técnica de Coloração de Gram, diferenciando-as em gram-negativas e gram-positivas.
Metodologia Na prática realizada no dia 14/10/2013 no laboratório de Microbiologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), foram utilizados os materiais e equipamentos de acordo com as normas do Laboratório de Microbiologia. Materiais utilizados na prática:
Solução de Cristal de Violeta
Solução de Lugol
Álcool
Solução de Fucsina
1 tubo de ensaio (20ml) contendo solução salina esterilizada
1 placa de Petri pequena estéril (saliva)
Lâminas de microscopia
Cuba para coloração de Gram
Alças de platina
Piseta com água destilada
Microscópio óptico
Placas da aula anterior (Ubiquidade de