pratica de ensino I
Curso: Geografia 1° Semestre
Descobrindo esse mundo encantado da didática da educação e suas formas de ensinar me fazem analisar o contexto atual em que vivo e nessa responsabilidade que teremos como futuros educadores e formadores de cidadãos.
Compreendi o quanto é importante o quanto é importante despir se de todas as formas de pedagogia que eu havia formado em minha mente. Muitas delas por minha observação como leigo no assunto trazendo ainda de minha época escolar.
Nossa missão será a de formar pessoas, mas o que será isso?...
A meu ver é dividir conhecimentos com aqueles que ainda não tiveram contato com ele, é muito mais que explanar fórmulas teóricas e fazer experiências em classe, será necessário conhecer cada um em particular no contexto em que estaremos inseridos na comunidade, na escola.
Devemos estar preparados e atualizados em um aprendizado contínuo e nunca parar de adquirir novos conhecimentos, pois iremos enfrentar grandes desafios, responsabilidades no papel de educadores que aprendem com a prática de ensinar como citado nas vídeo aulas, de nossa parte cabe melhorar nossa prática construtiva como professores.
Responsabilidade social, educacional dentre outras mais, será de nossa mais intensa observação como menciona, Rubem Alves um dos maiores escritores e pedagogos da atualidade “... gostaria de propor um novo tipo de professor, o professor do espanto, professor que não ensina nada! Mas sim aquele que ensina a criança a pensar”.
“A missão do professor é provocar espanto é provocar curiosidade, pois o pensamento só funciona quando é provocado pelo desejo e o nosso papel será mostrar a vida para quem ainda não viu”
Rubem Alves.
A família e a escola, o professor tem responsabilidades na formação de cidadãos desenvolvendo pessoas para que essas possam mudar o mundo através de conhecimentos e sentimentos.
Fontes de pesquisa: WWW.youtube.com/ entrevista Rubem Alves, apostila Unifran