Pratica De Curso Frica
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS HUMANAS - CAMPUS VI
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA ÁFRICA III
Prática de Curso
1. Temos observado que o modelo do encontro de culturas na formação do povo brasileiro contempla diferentes perspectivas teóricas e políticas. O olhar atento para a diversidade de povos e culturas africanas que constituíram a nação brasileira se revela fundamental para a compreensão do Brasil e para os desafios da construção da cidadania e da justiça social no nosso país. O artigo do professor Robert Slenes (anexo) investiga importantes dimensões da formação da cultura brasileira. Em certa altura do texto ele afirma: “...quem descobriu a África no Brasil, muito antes dos europeus, foram os próprios africanos trazidos como escravos.” Assim, com base neste artigo esclarecedor, discuta as implicações das descobertas apresentadas para a cultura brasileira?
As descobertas apresentadas no artigo “Malungu ngoma vem!”: África coberta e descoberta do Brasil do professor Robert Slenes, traz ricas informações em um novo campo de estudo, a linguística, sua dimensão foi pouco levada em consideração pela historiografia durante um bom tempo e esse texto vem mostrar que apesar das violências sofridas por esses indivíduos eles conseguiram recriar suas vidas em circunstâncias adversas e principalmente através da língua.
O texto de Slenes traz essa dimensão linguística apontando os diferentes estudos dos pesquisadores e principalmente a descoberta de Rugendas da variedade linguística africana no Brasil e como diz Slenes “Pode-se dizer, portanto, sem grande exagero, que através de Rugendas a Europa descobriu no Brasil uma parte importante da África.” No decorrer do texto pode se perceber o quanto a linguagem vai ser fundamental para a reconstrução dos sujeitos, estendendo-se também a outras áreas culturais inclusive a religião. Para introduzir essa discussão são abordados conceitos das palavras Malungu e Kalunga, companheiro da travessia da vida para a