Pratica 10
Eletroquímica: Células Eletrolíticas
10.1 Introdução Uma reação de oxi-redução é espontânea quando o valor de (E da reação da célula combinada for positiva. Inversamente se o valor de (E da célula for negativo, a reação não poderá ocorrer espontaneamente na direção em que está escrita, porque o processamento de tal reação requereria a adição de energia. Se a energia elétrica requerida for fornecida ao sistema é possível uma reação não espontânea ocorrer; uma reação deste tipo é chamada REAÇÃO DE ELETRÓLISE.
10.2 Condutividade elétrica Os líquidos, em particular as soluções, podem ser classificadas em dois grupos, em função do seu comportamento sob o efeito de um campo elétrico. ▪ Líquidos que contêm apenas moléculas covalentes; ▪ Líquidos que contêm íons(esses íons podem ter estado nessa forma sólido iônico original, ou podem ter resultado da reação de um soluto covalente com um solvente polar). Os líquidos que contêm íons podem sofrer um processo de eletrólise e são condutores de corrente elétrica. Esses líquidos são designados eletrólitos; as soluções são, comumente, chamadas eletrolíticas. Por outro lado, os líquidos(soluções) que contêm apenas moléculas não sofrem eletrólise e não são capazes de conduzir a corrente elétrica. Os elétrons envolvidos em uma ligação metálica são relativamente livres para mudar-se de átomo em átomo; desse modo, se for aplicada uma diferença de potencial entre duas partes de um metal esses elétrons da estrutura metálica migram na direção da região carregada positivamente, deslocando-se sucessivamente dos orbitais de um átomo para os seus vizinhos. Diz-se, então, que os metais conduzem a corrente elétrica eletronicamente.
10.3 Reações eletrolíticas Os processos eletrolíticos são de grande importância na indústria atual. É provável que o mais simples dos processos eletrolíticos seja aquele em que duas lâminas de cobre, ligadas a