pragas do gorrasol

1658 palavras 7 páginas
50
Foto: Renato Fernando Amabile

ISSN 1517-1469
Brasília, DF
Julho, 2001

Identificação das Principais
Pragas do Girassol na Região
Centro-Oeste

Amabílio J. Aires de Camargo1
Renato Fernando Amabile2

O girassol (Helianthus annuus), planta originária da
América do Norte, pertencente à família Compositae, é cultivada em várias partes do mundo e apresenta atualmente cerca de 18 milhões de hectares plantados.
No Brasil, o crescimento da cultura em relação à área plantada está em ascendência. Essa área, não passava de
5 mil hectares há poucos anos. Aumentou para 22 mil hectares na safra 97/98, na seguinte (98/99) continuou em ascensão e chegou a 82 mil hectares, com 65 mil só na região Centro-Oeste. Na safra de 2000/2001 foi de
90.000 hectares e se o avanço da cultura, observado nos últimos anos, se confirmar, a projeção para 2002, em todo o País, pode ficar entre 90 e 100 mil hectares.
A possibilidade de cultura alternativa para a safrinha, com custo de produção de 20% a 25% mais barato que o do milho e suas várias utilidades, explicam o interesse dos agricultores brasileiros pela cultura do girassol. A produção de óleo para diversas finalidades, farelo para consumo humano e animal, uso farmacêutico e o fabrico de cosméticos entre outras, todas com boa aceitação no mercado, é o principal destino para o girassol.

1
2

Biól., M.Sc. Embrapa Cerrados, amabilio@cpac.embrapa.br
Eng. Agrôn., M.Sc. Embrapa Cerrados, amabile@cpac.embrapa.br

Insetos associados ao girassol
É conhecido o fato de que a introdução de uma cultura sempre vem acompanhada de insetos e doenças associados a ela. Com a cultura do girassol não é diferente e algumas pragas já começam a preocupar os produtores, pois o rápido crescimento da área plantada vem favorecendo também o aumento da população de algumas pragas consideradas, até então, como secundárias para o girassol.
Grande parte das pragas observadas na cultura do girassol já ocorrem em outras

Relacionados