PRAD RIZICULTURA
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
CIRO MORAES
DIOGO BONFANTE MAGAGNIN
RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR E ÁREA DE ENTORNO PELA ATIVIDADE AGRÍCOLA NO MUNICÍPIO DE MELEIRO
CRICIÚMA, NOVEMBRO DE 2010.
CIRO MORAES
DIOGO BONFANTE MAGAGNIN
RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR E ÁREA DE ENTORNO PELA ATIVIDADE AGRÍCOLA NO MUNICÍPIO DE MELEIRO
Este trabalho foi solicitado pelo professor Dr. Carlyle Torres Bezerra de Menezes, como requisito parcial para aprovação da disciplina de Recuperação de Áreas Degradadas, do Curso de Engenharia Ambiental, da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
CRICIÚMA, NOVEMBRO DE 2010.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O estudo apresentado no PRAD a seguir implica na recuperação ambiental de uma área degradada decorrente da atividade de rizicultura na região da localidade de Rio do Meio, no município de Meleiro – SC.
Devido à grande atividade agrícola na região, muitas áreas que são consideradas pela legislação vigente como áreas de APP, não são respeitadas, causando assim uma destruição da mata ciliar no entorno do Rio Manoel Alves. Gerando assim, a necessidade de recuperar essa área.
As matas ciliares são fundamentais para o equilíbrio ambiental, sendo que em escala local e regional, protegem a água e o solo, reduzindo o assoreamento dos rios e o aporte de poluentes, criam corredores favorecendo o fluxo gênico entre remanescentes florestais, fornecem alimentação e abrigo para a fauna e funcionam como barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças. Em escala global, as florestas em crescimento fixam carbono e contribuem para a redução dos gases de efeito estufa.
Especificando claramente a necessidade assim de se recuperar esse tipo de ecossistema é que nos baseamos para a construção do PRAD – Projeto de Reabilitação de Áreas