PRAD Apa lago paranoá
APA do Planalto Central / Lago Paranoá
Gradativamente
Criada em 10 de janeiro de 2002, A APA do Planalto Central localiza-se no Distrito Federal e abrange os municípios de Planaltina e Padre Bernardo no Estado de Goiás, ocupando uma área total de 504.160ha.
A área da APA está inserida no bioma Cerrado, possuindo diversas fitofisionomias, tais como cerrado Sentido Restrito, Campos Rupestres, Matas Secas, Cerradão, Veredas.
A APA do lago norte foi criada pelo decreto nº 12.055, de 14 de dezembro de 1989, e encontra-se dentro da área da APA do Planalto Central. Possui uma área de 16.000ha, aderindo às regiões administrativas de Brasília, Lago Sul, Lago Norte e Paranoá.
Faz divisas com as APAS do Gama, Cabeça de Veado, Cafuringa e Rio São Bartolomeu. Também está inserida no Bioma Cerrado e possui quatro fitofisionomias principais: Cerrado stricto sensu, Campos, Cerradão, Mata de Galeria.
5.2.1. Vegetação
Dentro dos domínios fitogeográficos do cerrado, a vegetação é constituída por espécies de pequeno porte e de raízes profundas, bem como vegetais que são adaptados a duas estações distintas do ano, sendo também espécies caducifólias.
Através das características da sua vegetação podemos classificar o cerrado em: Formações Florestais (mata ciliar, mata de galeria, mata seca, cerradão), Formações Savânicas (Cerrado Sensu Stricto, Veredas, Parque de Cerrado e Palmeiral) e as Formações Campestres (Campo Sujo, Campo Rupestre e Campo Limpo) (RIBEIRO & WALTER, 1998).
Destacamos duas vegetações específicas na área do estudo
5.2.1.2. Mata de Galeria
As matas de galeria são coberturas vegetais que se caracteriza principalmente por acompanhar os cursos d’água. Apresenta grande importância biológica no ambiente, pois evitam a ocorrência de erosões fluviais, além de impedir a contaminação dos rios por poluentes ou defensivos agrícolas. O estrato arbóreo tem uma altura média que varia de 20 a 30 metros, fornecendo através da superposição das copas, uma