Pracaxi
INSTITUTO DE CIENCIAS DA SAÚDE
FACULDADE DE FARMÁCIA
THAIS CASTO DE OLIVEIRA
RESENHAS:
Emulsão cosmética inovadora utilizando óleo de pracaxi pentaclethara. Desenvolvimento e estabilidade física.
FADESPA
BELÉM – PÁ
2012
No dia 19 de Março de 2012 a palestrante Marina Costa apresentou sua tese de mestrado com o seguinte tema: Emulsão cosmética inovadora utilizando óleo de pracaxi pentaclethara macroba. Desenvolvimento e estabilidade física.
O Pentaclethara macroloba, vulgarmente conhecido como pracaxi é uma árvore amazônica que tem um alto poder terapêutico funcionando como planta medicinal. O óleo extraído das sementes do pracaxi possui inúmeras propriedades cosméticas. Poderoso hidratante dermatológico, ele auxilia na renovação celular e é indicado no combate a estrias, manchas na pele e despigmentação. Sua ação anti-hemorrágica e antibacteriana a tornou tradicional entre as populações locais no tratamento de picadas de cobras, cicatrização de úlceras e higienização em cirurgias. Quando usado em produtos capilares, o extrato proporciona um excelente efeito condicionante, facilitando o penteado e garantindo brilho e maciez aos cabelos.
O uso do pracaxi é baseado em princípios de sustentabilidade e valorização da biodiversidade que abrangem todas as etapas da cadeia produtiva. Além de ser uma produto economicamente viável.
Na pesquisa foi usada a Emulsões de Pickering. Todo mundo sabe que óleo e água não se misturam. É fácil comprovar isso. Basta colocar um pouco de cada um em um recipiente transparente. Quase imediatamente forma-se uma camada de óleo sobre a água. Pingando algumas gotas de detergente no recipiente, observa-se a formação de algumas bolhas no óleo e na água, mas uma grande quantidade de detergente deposita-se no fundo. Agitando-se a mistura, surge uma espécie de espuma sobre a água. Essa espuma é conhecida como emulsão.
Esse fenômeno resulta da ação do detergente, que é um tipo de surfactante.