projeto integrador(empresa de cosmeticos)
A formulação de um produto é composta de vários itens, com diferentes matérias-primas, cada uma desempenhando uma função, como os corantes, conservantes, emulsificantes, princípios ativos e outros. Estes últimos são responsáveis pela ação característica de cada material. Por exemplo, há cosméticos com ação adstringente, hidratante e anti-inflamatória. Além disso, podem ser de origem vegetal, animal ou biotecnológica.
Linha de produção
1º elo da cadeia:
- fornecedores credenciados ao Ministério da Agricultura e ao Ministério da Saúde;
- produção própria de matéria-prima;
- apicultores parceiros.
2º elo da cadeia:
- recepção: matérias-primas, embalagens e outros materiais. Esse elo tem contato com outros dois, que são: o 3º elo da cadeia, depósito de embalagem e depósito de rotulagem. Além disso, ele é influenciado pelo elo de controle de qualidade.
3º elo da cadeia:
- depósito de matérias-primas.
4º elo da cadeia:
- setor de fabricação. Esse elo é influenciado por outros dois: o de água, energia e equipamentos e o de controle de qualidade.
5º elo da cadeia:
- setor de 6º elo da cadeia:
- rotulagem e embalagem.
7º elo da cadeia:
- depósito de produto acabado.
8º elo da cadeia:
- expedição.
Dentre os agentes envolvidos na cadeia de cosméticos à base de produtos naturais, as matérias-primas naturais são as que desempenham papel-chave no desenvolvimento e no sucesso de uma empresa desse segmento. Sendo assim, um olhar atento aos insumos naturais reforça sua importância, bem como ressalta o estratégico papel da biodiversidade brasileira no setor.
Cremes/manteigas/gel para rosto
Conteúdo: de 15 a 50g.
Considerações:
- As embalagens mais adequadas são as de plásticos rígidos, com tampa e espátula. É necessária a adição de uma caixa com lacre, dada à necessidade da presença de orientações de uso em bula anexa ou na superfície da embalagem externa;
- Manteiga de cupuaçu, Murumuru ou ucuúba;
- Creme de mel e proteínas;
- Creme