PRA TICA 4 CIDOS E BASES
DE NEUTRALIAÇÃO DE ÁCIDOS-BASES
ATENÇÃO: EVITE ACIDENTES SEGUINDO ESTAS RECOMENDAÇÕES
* Jamais adicione água a uma solução concentrada de ácido; sempre adicione o ácido concentrado à água.
* Soluções de ácido e base concentradas são corrosivos. Evite contato com a pele.
* Em caso de acidente com ácido e base concentrados, proceda da seguinte maneira:
a) Contato com a pele: Lavar a região atingida imediatamente com bastante água, durante cinco minutos. Tratar com solução de ácido acético 1% caso o acidente seja com base, ou com solução saturada de bicarbonato de sódio, caso seja com ácido. Lavar novamente com água.
b) Contato com os olhos: Lavar os olhos nos lavadores acoplados aos chuveiros de emergência durante quinze minutos, após o que se aplica solução de ácido bórico 1%, caso o acidente seja com base, ou com solução de bicarbonato de sódio a 1%, caso seja com base.
Vidrarias necessárias: Becher de 100 mL Balão volumétrico de 100 mL Bastão de vidro Frasco lavador Pipeta Graduada, Pipeta Volumétrica (25 ml, 50ml) Funil de vidro Bureta
Materiais:
Ácido Clorídrico (HCl),
Hidróxido de Sódio (NaOH),
Indicador fenolftaleína. PERA
METODOLOGIA
1- Preparo de soluções utiliando o procedimento de diluição
1- Preparo de uma solução de HCl 0,1 mol.L-1
Calcule a quantidade de ácido clorídrico necessária para o preparo de 100 ml de uma solução 0,1N (mol.L-1), considerando a solução estoque de HCl do laboratório (1N).
A DILUIÇÃO DA SOLUÇÃO MÃE (1N) REQUER: Pipetar a quantidade necessária com uma pipeta volumétrica (diluição será 1/10). Transfira lentamente para um balão volumétrico de 100 ml contendo 25 ml de água destilada, e posteriormente adicionando 10 ml da solução de HCl 1N. Completar o volume com água destilada, até a marca do balão (adicionada com Pisete).
Caso haja aquecimento, espere a solução atingir a temperatura ambiente para continuar o procedimento de homogeniação e