PRA 6558
O técnico auxiliar de saúde é o profissional qualificado apto a prestar apoio em serviços de saúde, sob a direcção e supervisão de um técnico superior de saúde, intervindo na assistência ao utente, visando a promoção do seu bem estar. No contexto de equipa multidisciplinar o técnico auxiliar de saúde deve: responsabilizar-se pelo seu trabalho; conhecer as suas competências e assumir os seus limites. As actividades principais são: colaborar sob supervisão técnica na prestação de cuidados de higiene e conforto aos doentes; proceder ao acompanhamento e transporte de doentes em camas, macas, cadeiras de rodas ou a pé; auxiliar nas tarefas de alimentação, etc...
Como fardamento o técnico auxiliar de saúde deve ter a farda sempre limpa e engomada, farda que corresponda às normas da instituição segundo a sua categoria profissional; usar sempre um crachá que o identifique; não utilizar a farda fora da instituição.
Como apresentação pessoal o(a) técnico(a) auxiliar de saúde não deve ter odores corporais ou perfumes fortes; usar sempre unhas cortadas e sem verniz ou unha de gel; cabelos compridos tem de ser apanhados(rabo de cavalo), não usar pulseiras, anéis ou objectos de adorno nas mãos.
A moral é o conjunto de regras aplicadas no quotidiano e usadas continuamente por cada