Pr Vestibular
Ao longo de sua história, o homem utilizou diferentes instrumentos e linguagens como forma de expressão artística: as cores, os sons, os gestos, a expressão corporal, as palavras, entre outros. Surgiram, assim, as diferentes manifestações artísticas: a pintura, a escultura, a arquitetura, a dança, a música, a literatura.
E o que é a literatura? Qual a diferença entre um texto literário e não literário? Por que apreciamos um texto literário de maneira tão diferente do que um texto não literário? O que leva o homem a produzir e apreciar literatura? Que diferença você percebe na leitura de textos literários e de outros, não literários, como os manuais de instrução, as cartas, os documentos, as notícias?
O que é Literatura?
A produção literária de um povo faz parte do conjunto de atividades a que damos o nome de cultura – e a capacidade de criá-la é o que nos distingue dos outros seres.
Dentre as criações culturais do homem, a arte está sempre presente em qualquer grupo socialmente organizado – seja em uma ou em várias de suas manifestações, como a dança, a pintura, o canto, o desenho.
A arte é um dos principais meios de expressão dos sentimentos, crenças e valores dos seres humanos. E a literatura, oral e escrita, é uma de suas mais importantes manifestações e tem a palavra como material de expressão. Portanto, Literatura é a arte da palavra.
Leia este poema de Álvares de Azevedo, poeta romântico do século XIX, que morreu aos 21 anos de idade, vítima de tuberculose.
Texto 1
Se eu morresse amanhã! Álvares de Azevedo
Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã!
Quanta glória pressinto em meu futuro!
Que aurora de porvir e que manhã!
Eu perdera chorando essas coroas Se eu morresse amanhã!
Que sol! que céu azul! que doce n'alva
Acorda a natureza mais loucã!
Não me batera tanto amor no peito Se eu morresse amanhã!
Mas essa dor da vida