Pr Tica Integrativa II Copia FERNANDA

2994 palavras 12 páginas
Prática Integrativa II
Curso de Psicologia - CCS
Universidade de Fortaleza
Agosto de 2014

Luto
Autores:Damilla Marcielle, Fernanda Guiter, Geísa Rodrigues e Jaqueline Aquino
Prof. Orientador: Fabiana Lira

Resumo

Introdução
Este relatório apresenta o trabalho desenvolvido na disciplina de Prática Integrativa II, do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), sob orientação da professora Fabiana Lira, cujo objetivo é relacionar o luto com os processos psicológicos básicos; emoção e percepção.
A escolha do tema se deu pelo interesse em estudar sobre o luto, numa perspectiva de contribuir com discussões, considerando que ainda é um tabu. Uma vez que as pessoas não gostam ou evitam falar sobre a morte, entender como o sujeito lida com o luto e como o profissional trabalha com o sujeito enlutado.
Discorrer sobre o luto é necessariamente falar em perdas, para Freud “O luto via de regra, é a reação à perda de uma pessoa querida ou de uma abstração que esteja no lugar dela, como pátria, liberdade, ideal etc.” (FREUD,1974, p. 46-47).
Entende-se que o luto não necessariamente está ligado a morte, pode significar também perdas que ultrapassam dimensões físicas. Mas a perda é muito mais abrangente em nossa vida. Pois perdemos, não só pela morte, mas também por abandonar e ser abandonado, por mudar e deixar coisas para trás e seguir nosso caminho. E nossas perdas incluem não apenas separações e partidas dos que amamos, mas também a perda consciente ou inconsciente dos sonhos românticos, expectativas impossíveis, ilusões de liberdade e poder, ilusões de segurança, e a perda do nosso próprio eu jovem, o eu que julgava para sempre imune as rugas, invulnerável e imortal. (VIORST, 2008, p14)
Podemos observar que nesse período o enlutado passa por um processo onde vivencia várias emoções, e tem sua percepção afetada.
A Percepção na psicologia é estudada para que o sujeito torne consciente através dos sentidos os objetos. Pela percepção o individuo é

Relacionados

  • Teoria Do Direito Paulo Hamilton Siqueira Jr 1
    143921 palavras | 576 páginas