Trabalho Anatomia
Resposta: Axial- Consiste do esqueleto que funciona como eixo central do corpo. Ossos da cabeça 14 na face e8 no crânio alem dos ossículos do ouvido( estribo, bigorna e martelo); ossos da coluna vertebral (vértebras e sacro); esterno e costelas.
Esqueleto apendicular, composto por membros superiores ( Braço, ante-braço e mão), e membros inferiores ( Coxa, Perna e pé). Ossos do esqueleto apendicular superior: Úmero, rádio, ulna, esqueleto da mão: ossos do carpo, do metacarpo e falanges.
Ossos do esqueleto apendicular inferior: fêmur, patela, tíbia, fíbula, ossos do pé: ossos do tarso, metatarso e falanges.
B= Localize as cinturas escapular e pélvica e identifique os ossos que delas fazem parte. ( Desenho)
Resposta: Cinturas- conectam o esqueleto apendicular ao esqueleto axial. Consiste nas cinturas Escapular ou torácica e na cintura pélvica.
Ossos da cintura escapular: clavículas e escapulas.
Ossos da cintura pélvica: ilíacos ou ossos do quadril.
2- Desenho
3- Desenho
4- Em você mesmo, apalpe os ossos da pelve, principalmente a chamada crista ilíaca. Observe também os relevos produzidos ao nível do joelho, tornozelo e PE. Procure identificar no esqueleto quais ossos e que partes produzem estes relevos. Faça um relatório com essas informações.
Resposta: Podemos observar que o relevo do joelho é a paleta, do tornozelo é formado na parte medial pela base distal da tíbia e na parte lateral (externa) pela base distal da fíbula. O relevo observado no dorso dos pés trata-se da junção da parte distal do primeiro metatarso e do osso cuneiforme medial. O osso que forma o relevo do tornozelo é o calcâneo.
5- Conseqüência no processo espinhoso mais proeminente nos quadrúpedes.
Resposta: A forma elíptica do tórax dos quadrúpedes e a acentuada proeminência dos processos espinhosos das vértebras impedem que esses animais possam se