Pr Tica De Ensino Introdu O A Docencia
Aluno:
Rodolfo Rodrigo de Aguiar RA 1311571
POLO
DIADEMA
2013
REFLEXÕES SOBRE OS TEXTOS
7.1 Educação? Educações: aprender com o índio
A expressão pode fazer sentido se pensarmos nela não como “ausência” de educação, mas como uma educação que não faça sentido para determinada sociedade. Uma educação não adequada ao meio em que está inserida, como, por exemplo, (de acordo com o que foi discutido no texto) um indígena vivendo na urbe sem ter sido ensinado de acordo com a educação formal das cidades.
Ingenuidade não, consciência política. O discurso não agressivo e, de certa forma, diplomático, pode ser como que um tipo de estratégia para lidar com os colonizadores não deixam de ser uma ameaça à sua organização.
Tal qual a diversidade brasileira é a educação brasileira. Há diferenças em métodos de ensino inclusive devido circunstâncias geográficas (a exemplo algumas regiões do Norte do país que precisaram adequar os métodos de ensino às condições de transporte dos professores). Mas não apenas métodos, os conteúdos de um colégio regular das cidades certamente são diferentes daqueles aplicados às crianças de uma tribo indígena.
A educação é uma das formas de legitimar determinada cultura. Através dela se incorpora o indivíduo à sociedade e a incorporação é uma das mais eficazes formas de domínio (como nos mostra a história da dominação dos índios no Brasil), uma vez que este indivíduo não se identifica mais com suas antigas tradições e se torna cidadão da nova sociedade (dominante). Ele passa a aceitar as novas concepções como verdades através da educação.
Considerando a afirmação, o papel da escola deveria ser o de alfabetização e de ensino quanto às formas de se buscar o conhecimento, entretando o ideal seria oferecer um tipo de conhecimento menos engessado e mais autônomo, onde os alunos pudessem, de forma independente, buscar a construção de seu conhecimento e não sempre entre as quatro paredes da escola através de