Pr tica 4 Solubilidade e Polaridade
Prof.: Guilherme/Bruno. Data: 01/04/2015.
1 . Introdução Teórica:
a) Substâncias iônicas são aquelas formadas por íons, isto é, são os compostos que apresentam partículas com carga elétrica positiva (cátions) e partículas com carga negativa (ânions), ligadas entre si por forças de natureza elétrica.
b) Nas substâncias moleculares ou covalentes, tal fato não ocorre. As moléculas não são partículas com cargas elétricas. Apesar disto, as moléculas podem apresentar polos elétricos (moléculas polares) ou não apresentar estes polos elétricos (moléculas apolares).
c) As moléculas apolares não sofrem desvio por atração de campos elétricos. As moléculas polares são desviadas pela ação de campos elétricos.
d) Por causa de atrações de natureza elétrica ou magnética, pode-se estabelecer a seguinte “regra geral”: Compostos iônicos e compostos covalentes polares são solúveis em solventes polares e não solúveis em solventes apolares.
e) Chama-se solvatação o envolvimento das partículas do soluto pelas moléculas do solvente. A figura acima mostra o envolvimento dos cátions Na+ e dos ânions Cl- pelas moléculas da água. Convém lembrar que as moléculas da água são fortemente polarizadas, apresentando o oxigênio como polo negativo e os átomos de hidrogênio como polos positivos.
Obs.: Quando o solvente usado é a água, é comum substituir-se o termo solvatação por hidratação.
2 . Objetivos:
─ Constatar, na prática, diferenças entre o comportamento de substâncias iônicas e moleculares.
─ Evidenciar que algumas substâncias moleculares são constituídas por moléculas polares, enquanto que outras são constituídas por moléculas apolares.
─ Verificar a solubilidade de alguns compostos, já que a natureza iônica de uma substância influi na solubilidade em determinados solventes.
3 . Material e Reagentes: Buretas de 25 ou 50 mL